Miguel Chikaoka
Miguel Chikaoka nasceu no ano de 1950, em uma comunidade de imigrantes japoneses assentados na região do Vale do Ribeira (Registro, SP) e sua origem marca, profundamente, tanto seu modo de estar no mundo quanto sua atuação profissional, mais especificamente.
Ao mudar-se para Belém (PA), entre final dos anos 1970 e início de 1980, atua como fotógrafo independente e integra-se a movimentos políticos e culturais. Inicia um fluxo de experiências e experimentações presentes até os dias atuais, propondo, por um lado, facilitar o entendimento do processo fotográfico a partir do reconhecimento da luz como matriz da imagem e, por outro, provocar o exercício do olhar enquanto expressão do próprio estado de ser, do sentir e do pensar.
Como fotógrafo, Miguel participou de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Suas produções são encontradas como imagens, instalações, performances e objetos com capacidade de estimular a conexão de sentidos. Possui obras em acervos de instituições nacionais e internacionais.
Como educador, contribuiu, de modo decisivo, para a fundação da Associação Fotoativa (formalizada no ano 2000 e com atuação desde 1984) e da Agência Kamara Kó Fotografias (2011), duas iniciativas intrinsecamente ligadas à fotografia e à formação do olhar, em Belém.
É com base nestes princípios e nestas perspectivas que Miguel Takao Chikaoka coordena, de forma coletiva, as oficinas promovidas pelo projeto Paneiro Luminoso.

