Fotoativa
A Fotoativa é uma associação cultural sem fins lucrativos, de interesse público estadual e municipal, fundada no ano 2000. No entanto, sua origem e o desenho de seus princípios remontam há mais de quatro décadas.
Como corpo-coletivo, a associação atua na cidade de Belém (PA) desde 1984, propondo iniciativas em que a fotografia e a imagem sejam meio de promover e desenvolver ações coletivas de reflexão, formação-educação, experimentação e pesquisa da linguagem fotográfica e seus desdobramentos.
A educação do olhar e o exercício da fotografia são recursos de promoção da cidadania, intervenção e mediação social e de intercâmbio de conhecimentos que incentivem o descobrimento pessoal, o respeito aos Direitos Humanos, ao meio ambiente e ao patrimônio cultural amazônico.
A cena artística da década de 1980, na capital paraense, estava mobilizada no contrafluxo das retaliações próprias da ditadura militar do país. Fotógrafos e diversos agentes da cena cultural atuam conjuntamente em protestos, ações educativas e na ocupação de espaços públicos. É a este fluxo que se une Miguel Chikaoka, protagonizando investidas pioneiras sob a égide da fotografia, onde passam a ganhar força mostras expográficas tanto em galerias quanto em espaços não-institucionalizados, como os icônicos fotovarais em praças públicas.
É assim que nasce a Fotoativa, deste conjunto de experiências coletivas, estéticas e políticas materializado em imagens; deste compartilhamento de técnicas e produtos responsável pelo diálogo sensorial com o outro; deste estímulo a processos como principal resultado a ser alcançado. Esta é a essência da associação até os dias de atuais, ainda que com variações em suas frentes de atuação ao longo do tempo.

